

Casas com curadoria em Paraty
Refúgios exclusivos, em lugares pé na areia ou no Centro Histórico
Muita gente me escreve, pedindo sugestões de onde ficar em Paraty, especialmente em períodos de férias e eventos como a Flip, a festa literária que toma conta da cidade nos meses de julho (de 29 de junho a 3 de julho, neste ano). Como frequento a cidade há mais de duas décadas, coleciono dicas para todos os bolsos e gostos –do hotel mais estrelado ao quiosque de praia onde se come o melhor camarão casadinho (já recomendado aqui, em Os Cinco Sentidos). Hoje, vou contar sobre uma novidade ligada ao mercado de luxo: a Paraty Living, empresa que oferece um conceito de hospedagem com foco na exclusividade e no serviço customizado. Ou seja, casas de sonho, com todos os mimos, passeios e mordomias que alguém pode desejar –e eles puderem atender.
Da curadoria da casa, seja numa praia para chamar de sua ou em um charmoso imóvel do Centro Histórico, a Paraty Living cuida de cada detalhe: pode providenciar o traslado de barco até o refúgio, contratar um chef para os dias de estadia, organizar passeios marítimos, trilhas que levam a cachoeiras e praias, eventos petit comité etc. Na Ilha do Araújo, um dos lugares abençoados da baía de Paraty, a Villa Araújo reúne três casas (somando seis suítes), com amplas varandas e decks, muito verde em volta e azul no horizonte, a poucos metros do mar. Muito isolado? Que nada. Para quem quer sossego com vista para o mar, basta ficar por ali mesmo. Mas o Centro Histórico está a 20 minutos de lancha. Você pode jantar na cidade e voltar para contar as estrelas no seu píer particular.
Na Casa Paraty, no Centro, o destaque é uma linda piscina redonda, emoldurada por um jardim tropical, e a cozinha super equipada, para preparar aquelas moquecas e frutos do mar, quem sabe escolhendo os ingredientes pessoalmente, na peixaria local, a poucos passos dali? A hospedagem em um casarão como esse permite desfrutar da arquitetura colonial (com todos os confortos da modernidade), e ao mesmo tempo sentir o pulso da cidade histórica, onde o tempo corre mais lento, equilibrando-se pelas ruas de pedra, entre cachos de primaveras e hibiscos caindo pelos muros, como se caminhasse por um set de cinema.
** A Paraty Living é uma filial da empresa Tremblant Living, da região canadense de Mont-Tremblant, principal resort de esqui da costa leste da América do Norte, que lidera o mercado de locação de luxo na região. Em Paraty, tem em seu portfólio oito casas disponíveis, com diárias entre R$ 1.450 e R$ 10.000, lembrando que são residências de 3 a 6 quartos.
Vá lá: www.paratyliving.com.br Confira aqui a programação da Flip 2016: www.flip.org.br
Curta @oscincosentidos no Instagram