GO UP

Só folia no Carnaval da capital baiana!

Fevereiro está aí e o assunto mais comentado começa a ser o Carnaval!! Por isso, esta semana será dedicada aos destinos mais famosos para curtir essa festa. E como não começar pelo mais tradicional? Salvador! Quem gosta de festa e folia simplesmente não pode perder o Carnaval em Salvador. Só quem já passou pelas ruas da Barra-Ondina sabe que a energia desse lugar é contagiante. A vibração e animação da galera que pula pelas avenidas e canta junto com os blocos é única. Felicidade plena e uma alegria alucinante tomam conta da cidade. Imperdível!

O Carnaval de Salvador começa 6 dias antes da quarta-feira de cinzas, na noite de quinta e dura quase uma semana. É o ápice da temporada de festas de verão da cidade, que começa em dezembro com a festa de Santa Bárbara (Iansã).

A festa por aqui funciona assim: os foliões percorrem um traçado de ruas (os Circuitos) seguindo os trios elétricos, sejam com os blocos carnavalescos – depois de adquirir um abadá – , assistindo os desfiles pelos camarotes ou arquibancadas ou na “pipoca”, fora do cordão dos blocos. Fora dos Circuitos, alguns bairros da cidade, como Cajazeiras, Itapuã, Periperi, Plataforma e Pau da Lima também tem sua própria comemoração de Carnaval. Ou seja, festa garantida na cidade toda!

O Carnaval de Salvador começou a ganhar os moldes atuais em 1950, quando Adolfo Dodô Nascimento e Osmar Álvares Macêdo, mais conhecidos como Dodô e Osmar, criaram a Fobica, um calhambeque adaptado para apresentações musicais e saíram pelas ruas de Salvador tocando suas músicas. Assim nasceu o trio elétrico. A música “Atrás do trio elétrico” popularizou a tradição, umas das principais do Carnaval soteropolitano. Ah, e Dodô e Osmar hoje batizam os mais importantes Circuitos do Carnaval de Salvador. O terceiro é o Batatinha. Um novo, Afródromo, dedicado exclusivamente aos blocos afros e afoxés, provavelmente começa a funcionar ainda esse ano.

O circuito Dodô, Barra-Ondina, parte do Largo do Farol da Barra e percorre a Av. Oceânica até a Av. Adhemar de Barros, e permite uma vista sensacional da Baía de Todos os Santos. O Osmar, Campo Grande-Avenida Sete, é o Circuito mais antigo do Carnaval soteropolitano, e tem os desfiles de blocos e trios mais tradicionais, o trajeto foi reformulado esse ano, e irá começar em frente ao hotel da Bahia, seguir pelo Campo Grande, centro, descer a Avenida Sete de Setembro e vai terminar na praça Castro Alves. O Batatinha fica restrito ao Pelourinho e possui atrações bem tradicionais, como bandas de fanfarra, pierrots e colombinas. É o Carnaval mais família de Salvador.

O circuito Barra-Ondina é onde os grandes camarotes estão. Para quem quiser curtir os desfiles com uma ótima estrutura, nós recomendamos dois:

O Camarote Salvador 2014, terá atrações internacionais e o último show do Chiclete com Banana com Bell Marques. Possui uma super estrutura, com uma boa variedade de comida e bebida, no sistema all inclusive. Os preços ficam entre 1090,00 e 1290,00 para mulheres e 1590,00 e 1890,00 para homens (em reais). Comprando dois dias ou mais, os preços diminuem.

O outro é o Camarote Brahma. Esse é famoso pela presença das celebridades. A Claudia Leitte é a embaixadora oficial, e junto a outros artistas nacionais como Diogo Nogueira e Marcelo D2, compõe as atrações do camarote. Também tem o sistema all inclusive, com espaço gourmet, além de serviços exclusivos, como customização de camisetas e espaço Beauty Express. Os valores variam de 420,00 para mulheres e 480,00 para homens, a 1890,00 (preço em reais) para ambos na categoria “Celebridade”.

ONDE FICAR:

Para se hospedar, vá ao Hotel Boutique Zank. Ele fica localizado no charmoso e histórico bairro do Rio Vermelho. Este pequeno hotel boutique é muito charmoso e tem uma ótima estrutura. Conta com dois prédios, um casarão do séc. XIX, onde fica a recepção, o restaurante e três apartamentos, e um prédio moderno onde ficam o resto dos apartamentos. Todos eles contam com uma decoração temática única, e no prédio novo, todos tem vista para o mar. E falando em vista, a piscina, no último andar, é perfeita para mirar uma das mais belas paisagens de Salvador. A localização do hotel também não podia ser melhor, fica pertinho da orla. Dá para curtir a agitação da noite baiana e voltar para descansar no maior sossego…

zank

Hotel Boutique Zank
Rua Almirante Barroso,161 - Rio Vermelho
+55 71 3083 4000

Fundadora da Original Miles, junto com a irmã Ornella. Formada em Relações Públicas e Comunicação de Empresa pela IULM, em Milão. Diploma em Design de Interiores pela IED. Gastronomia e design sempre foram as suas paixões, além de viagem. É meticulosa e perfeccionista e adora tirar fotos.

Leave a Reply