Home » Carnaval e Brasilidade em São Paulo

Carnaval e Brasilidade em São Paulo

Brasil | fevereiro 2020 |

Pela primeira vez São Paulo supero o Rio de Janeiro como destino mais procurado no Carnaval. Em homenagem a esse acontecimento, uma seleção de restaurantes cheio de bossa e brasilidade dentro da pauliceia

O longo mês de Janeiro chegou ao fim e consequentemente nos aproximamos ainda mais do Carnaval, (se não o maior) um dos mais celebrados feriados do ano. São Paulo ganha excelência no quesito destino, gastronomia e animação. O destaque dessa vez ficará por conta da gastronomia, ainda mais no Carnaval, em que as filas de restaurantes podem ficar mais amigáveis.

(Baixo) Pinheiros, queijo coalho e alegria

Salão do Fitó. Créditos: Ludmilla Bernardi

Iniciando a lista com Fitó, um aconchego próximo ao Largo da Batata. Sua localização nada óbvia já da mais personalidade ao lugar, cujo ambiente despretensioso é cheio de plantas e amplas janelas. A inspiração nordestina no menu já se inicia também em sua na fachada, cuja parede é branca e janelas azuis. Cafira Foz está sob o comando da cozinha, que tem como um dos carros chefes o prato “paçoca”, famosa carne de sol, farinha de mandioca, manteiga de garrafa, banana-da-terra, queijo coalho; só delícias, não por menos o Fitó entrou para o último  guia Michelin.

Próximo dalí, em Pinheiros, o recém aberto Boto, que segue o mood descontraído e mais intimista. Seu diferencial é pelo preparo na grelha e suas mais diferentes técnicas de cocção. O menu, que se abastece unicamente de produtos frescos, tem como proteínas desde costela bovina, paleta de porco, frango, além dos frutos do mar. As opções de entrada são extensas, mas outro ponto alto ficou pela sobremesa de torta de batata roxa, servida com creme de nata, criada pelo confeiteiro Rodrigo Ribeiro.

Não só de Faria limers o Itaim é habitado

Passando para o Itaim Bibi, em meio aos muitos sabores da Amazônia, está o Banzeiro. Aberto no segundo semestre de 2019, Felipe Schaedler trouxe a primeira filial do restaurante advindo de Manaus. Aos que buscam expandir seu paladar com sabores como o caldo de tucupi, as surpresas do jambu e costela de tambaqui, apenas para citar alguns. Schaedler é prova que ainda há muito para se explorar e celebrar da culinária brasileira.

Paulista além de museus

Balaio

            Há duas opções dentro do perímetro da Paulista. O primeiro é o Balaio, a melhor maneira de desfrutar os sabores de Rodrigo Oliveira (Mocotó) sem o alto descolamento até o mesmo, seus pratos tem boa apresentação e sabores muito acima da média. De quebra, ao invés de ficar refém de tradicionais esperas, o cliente sobe a escala-rolante e pode aproveitar qualquer exposição que esteja no IMS (Instituto Moreira Salles). A segunda opção é a novidade dentro do MASP (Museu de Arte de São Paulo), A Baianeira, o restaurante originalmente é da barra funda e ganhou versão no museu no último outubro. A chef Manuelle Ferraz, meio mineira, meio baiana trouxe essa mistura deliciosa para dentro da cozinha, ela segue sendo ovacionada pelo seu talento e também entrou no último guia Michelin, na seção Bib Gourmand.

Fica, vai ter bolo (caipirinha)

Bar da Dona Onça

Como as boas coisas costumam acabar em festa, a última pedida fica pelo célebre Bar da Dona Onça, no centro, no edifício Copan e próximo do Terraço Itália. Suas caipirinhas de maracujá e tangerina combinadas a qualquer das entradas que envolvem fritura e pura alegria já garantem uma equação de sucesso antes de qualquer bloco de Carnaval.

Endereços: 
 Fitó - Rua Cardeal Arcoverde, 2773 - Pinheiros, São Paulo - SP, 05407-004
 Boto - R. Cônego Eugênio Leite, 1152 - Pinheiros, São Paulo - SP, 05414-001
 BanzeiroRua Tabapuã, 830 - Itaim Bibi, São Paulo - SP, 04533-003
 BalaioAv. Paulista, 2424 - Bela Vista, São Paulo - SP, 01310-200
 A BaianeiraMASP (Av. Paulista, 1578 - Bela Vista) e R. Dona Elisa, 117 - Barra Funda, São Paulo - SP, 01155-030
 Bar da Dona OnçaEdifício Copan - Av. Ipiranga, 200 - 27 e 29 - Centro Histórico de São Paulo, São Paulo - SP, 01046-925 

Entre em Contato

Ligue para +55 11 3287 6886 ou deixe sua mensagem