

Uma ilha colorida chamada “Burano“
Sabe aquele lugar que quando se chega da uma sensação boa, positiva de alegria? Burano pra mim foi assim, tipo amor à primeira vista!
Um mix de Paraty e Trancoso a 45 minutos de Veneza.
Se você estiver planejando uma viagem para Veneza e tiver mais que um dia a disposição, inclua no seu roteiro uma visita à encantadora cidade de Burano Veneza! Mas atenção, não se confunda com “Murano” que é a cidade mais famosinha graças aos seus trabalhos com o vidro de murano. É mais próxima de Veneza, mas menos charmosa que a irmã Burano!
A cidade de Burano tem aproximadamente 2.800 habitantes e suas casas coloridas tem uma origem histórica. Como no inverno a neblina recobre a cidade, os pescadores locais tiveram a ideia, séculos atrás, de pintar as casas com cores vibrantes, para se guiarem e encontrarem o caminho de casa mais facilmente.
“Além das casinhas coloridas, a cidade é famosa pelos bordados e rendas. Os habitantes desenvolveram uma técnica especial que tem origem no sèc. XV, são chamados de i “merletti” e ficaram famosos em toda Europa”. Existe na cidade até um Museu inteiramente dedicado à estes bordados o “ Museo del Merletto”.
Assim que chegar na cidade de Burano atravesse a entrada principal para começar a se divertir com a aquarela de cores das casinhas. Em seguida, siga meu conselho, para almoçar ou jantar: evite a rua principal, onde os restaurantes são grudados uns nos outros e o risco de comer uma “especialidade para turistas “ é grande.
Prossiga até a “Via Giudecca”, pelas as ruas paralelas ao canal, que são mais tranquilas, e você poderá apreciar as casas dos moradores locais, fazer fotos lindas e se der sorte, ver os barcos dos pescadores chegando e vendendo os peixes fresquinhos para moradores e restaurantes.
Nesta rua fica o restaurante “Al Gatto Nero” onde é possível experimentar as delícias locais sem medo da enganação turística, os donos são nascidos e vivem em Burano e foi onde almocei e passei uma tarde deliciosa! Estive lá no final de setembro, o tempo ainda estava gostoso e sentei numa das mesinhas do lado de fora, encostada no canal.
Experimentamos a entrada e dois tipos de massas incríveis; uma era uma combinação de camarões e funghi porcini e a outra, um mix de vongole e mexilhões frescos. De sobremesa, biscoitinhos locais , tudo aconselhado pelo chef que é uma simpatia e faz questão de conhecer seus clientes.
Se quiser ir ao Gato Nero melhor reservar alguns dias antes! Justamente por ser um dos restaurantes mais autênticos, é muito requisitado. Podem procurar por Massi, o maitre, ele é super gentil e fala até português.
Eu, jà escolhendo a cor da minha casinha!
TRATTORIA AL GATTO NERO VIA GIUDECCA ,88 BURANO / VENEZIA 12:00-15:00 / 19:30 – 20:30 TEL : 0039 041730120
MUSEO DEL MERLETTO PIAZZA GALUPPI, 187 BURANO / VENEZIA TEL : 0039 041730034