GO UP

Uma ilha colorida chamada “Burano“

Sabe aquele lugar que quando se chega da uma sensação boa, positiva de alegria? Burano pra mim foi assim, tipo amor à primeira vista!

Um mix de Paraty e Trancoso a 45 minutos de Veneza.

Se você estiver planejando uma viagem para Veneza e tiver mais que um dia a disposição, inclua no seu roteiro uma visita à encantadora cidade de Burano Veneza! Mas atenção, não se confunda com “Murano” que é a cidade mais famosinha graças aos seus trabalhos com o vidro de murano. É mais próxima de Veneza, mas menos charmosa que a irmã Burano!

IMG_0036

A cidade de Burano tem aproximadamente 2.800 habitantes e suas casas coloridas tem uma origem histórica. Como no inverno a neblina recobre a cidade, os pescadores locais tiveram a ideia, séculos atrás, de pintar as casas com cores vibrantes, para se guiarem e encontrarem o caminho de casa mais facilmente.

21

“Além das casinhas coloridas, a cidade é famosa pelos bordados e rendas. Os habitantes desenvolveram uma técnica especial que tem origem no sèc. XV, são chamados de i “merletti” e ficaram famosos em toda Europa”. Existe na cidade até um Museu inteiramente dedicado à estes bordados o “ Museo del Merletto”.

IMG_0699

Lace-museum

Assim que chegar na cidade de Burano atravesse a entrada principal para começar a se divertir com a aquarela de cores das casinhas. Em seguida, siga meu conselho, para almoçar ou jantar: evite a rua principal, onde os restaurantes são grudados uns nos outros e o risco de comer uma  “especialidade para turistas “ é grande.

via principale

Prossiga até a “Via Giudecca”, pelas as ruas paralelas ao canal, que são mais tranquilas, e você poderá apreciar as casas dos moradores locais, fazer fotos lindas e se der sorte, ver os barcos dos pescadores chegando e vendendo os peixes fresquinhos para moradores e restaurantes.

LOCAL PEOPLE

Nesta rua fica o restaurante “Al Gatto Nero” onde é possível experimentar as delícias locais sem medo da enganação turística, os donos são nascidos e vivem em Burano e foi onde almocei e passei uma tarde deliciosa! Estive lá no final de setembro, o tempo ainda estava gostoso e sentei numa das mesinhas do lado de fora, encostada no canal.

panoramica 2

IMG_0052

IMG_0610

Experimentamos a entrada e dois tipos de massas incríveis; uma era uma combinação de camarões e funghi porcini e a outra, um mix de vongole e mexilhões frescos. De sobremesa, biscoitinhos locais , tudo aconselhado pelo chef que é uma simpatia e faz questão de conhecer seus clientes.

Untitled

Se quiser ir ao Gato Nero melhor reservar alguns dias antes! Justamente por ser um dos restaurantes mais autênticos, é muito requisitado. Podem procurar por Massi, o maitre, ele é super gentil e fala até português.

26

Eu, jà escolhendo a cor da minha casinha!

TRATTORIA AL GATTO NERO  
VIA GIUDECCA ,88   BURANO / VENEZIA
12:00-15:00 / 19:30 – 20:30
TEL : 0039 041730120
MUSEO DEL MERLETTO
PIAZZA GALUPPI, 187    BURANO / VENEZIA
TEL : 0039 041730034

Nascida em SP é a única brasileira de uma família de italianos. Formada em Propaganda e MKT na Faap decidiu em 2006 fazer uma especialização em fashion marketing em Firenze no Polimoda, mas a viagem que deveria durar 1 ano se esticou.. após o curso começou a trabalhar para a Ferragamo, emendou com outra proposta da Gucci, mudou com o time criativo para a sede de Roma, cidade do seu pai, e vive lá até hoje! Apesar de trabalhar com moda sua grande paixão é viajar e conhecer novos lugares. Por sorte, sua profissão e vida pessoal não a fazem ficar parada. Na sua coluna “La Dolce Vita” divide dicas e curiosidades para aproveitar o melhor das cidades que mais frequenta como Roma, Firenze, Milão, Zurich e de todos os novos lugares que puder explorar!

Leave a Reply