Home » Fim de semana em Brotas

Fim de semana em Brotas

Brasil | setembro 2019 |
Brotas

Do rafting aos roteiros rurais, um fim de semana em Brotas, pertinho de São Paulo, garante aventura, diversão e boas surpresas gastronômicas

Nem só de esportes radicais vive a “capital da aventura”. A 270 quilômetros de São Paulo, Brotas com mais de 20 mil habitantes oferece trilhas, cachoeiras, comidinhas caipiras e descobertas saborosas como ketchup de goiaba. Tudo envolto por uma arquitetura encantadora e muito verde. Voltei cheia de novidades, vejam só:

O que fazer em Brotas

Tirolesa e caiaque

A primeira tirolesa a gente não esquece. Eu nunca tinha me jogado nessa aventura, enquanto minha filha de 15 anos, sim. Foi ela, aliás, quem me encorajou a deslizar por um cabo de aço a 60 metros de altura. Fui! E que visual!  A brincadeira se chama “voo da cachoeira” e acontece no Território Selvagem, lugar que oferece toda a estrutura para esportes de aventura. São dois trechos –de cabo a cabo. Lá embaixo, o verde e a vista das cachoeiras. Na volta, gostoso é caminhar até a Cachoeira de São Sebastião, que tem uma queda de 25 metros, linda! E ainda deu tempo de andar de caiaque na represa super tranquila. 

Rafting e queda livre

Entre me jogar em uma espécie de bungee jumping light, na “queda livre” do Viva Brotas, escolhi encarar o rafting da Eco Ação. A descida de bote pelas corredeiras, afinal, é o esporte oficial de Brotas. Só que, de sábado para domingo o tempo virou. Desanimei não só pela chuva, mas pelo frio. Depois me arrependi. Quem não desistiu contou que foi uma delícia e ainda deu para curtir um solzinho no final da manhã. Vivendo e aprendendo. 

Nascente Areia que Canta 

A piscina natural em tons de esmeralda e turquesa, escondidinha no meio da mata fechada, fica na Fazenda Areia que Canta. A areia do fundo da nascente é 100% quartzo –daí a história do nome do lugar, como contei nesse primeiro post sobre Brotas: http://originalmiles.com.br/areia-que-canta/.  Mergulhar ali, acredite, é uma experiência sensorial!

Comprinhas na Casa da Cachaça

É o lugar para degustar e comprar cafés, cachaças, doces e compotas, em um ambiente animado pelo sanfoneiro seu Américo, com com um repertório sertanejo de raiz. Vale experimentar o café da casa , moído na hora, com sorte, pelas mãos do produtor Leandro. Destaque para o ketchup de goiaba, receita inusitada criada no Sítio Tamanduá –que merece entrar no roteiro rural. A invenção tem gosto de ketchup com um toque de goiaba no final. Delícia total. 

Onde comer em Brotas

Brotas Bar

Brotas

A gastronomia da região, que em 2019 ganhou seu Festival Brotas Gourmet, merece destaque. Um dos lugares mais bacanas é o Brotas Bar, com decoração temática de aventura: canoas, remos, luminárias de capacetes e até um bote que virou mesa compõem o cenário. Quitutes como pastel de costela, bolinho de queijo de coalho e linguiça flambada na cachaça acompanham bem a cerveja artesanal Brotas Beer. Entre os pratos principais, o salmão grelhado com risotto de limão surpreende. 

Alameda Catharina e Especialeria

Numa cidade que há duas décadas não tinha nem uma pizzaria, hoje, não faltam novidades. A Alameda Catharina.

é um mini shopping  na avenida principal, que reúne chopperia, comidinhas da roça, restaurante mexicano, sorveteria e cafeteria charmosa. Para uma sobremesa especial, não vá embora sem pisar na Especialeria. O bolo red velvet é matador, mas o sorvete de queijo com lascas de parmesão e calda de goiabada é realmente original. 

Onde ficar em Brotas

Existem mais de 40 pousadas, hotéis e eco resorts na região. Como as atividades seriam fora do hotel, escolhi ficar perto do Centro, na Estalagem de Brotas. A pousada tem apenas 16 quartos, com bom café da manhã, em um esquema simples e honesto, sem luxos. Os quartos temáticos, aliás, têm decoração inspirada em capitais da Europa –Londres, Paris, Madri etc. Além disso, o hotel tem uma pequena piscina e varanda com vista para o Parque dos Saltos, cartão-postal da cidade. Para mais opções, consulte o site da Secretaria de Turismo.

O que levar para Brotas

Por fim, para um fim de semana em Brotas, é importante levar roupas confortáveis, protetor solar, repelente, dois pares de tênis (um pode molhar nas trilhas e atividades) e roupa de banho. Afinal, quem vai a Brotas é para se molhar!

Entre em Contato

Ligue para +55 11 3287 6886 ou deixe sua mensagem