Home » Brazileria – Gastronomia, música e arte

Brazileria – Gastronomia, música e arte

Brasil | agosto 2017 |
brazileria

O reduto musical, no bairro da Lapa, apresenta neste sábado, dia 5, o show “Musas e Músicas”, trazendo canções da música brasileira com nomes femininos

O número 285 da rua Clélia tem um encantamento próprio. O sobrado – que convida a entrar – tem uma pegada retrô que começa no portão de ferro com infinitas folhas, passa pelas paredes envidraçadas que entregam um jardim e se estende até o toque charmoso de uma saleta, onde há um rico acervo de livros, discos, segredos e objetos pessoais do idealizador da casa, o saudoso músico Zé Rodrix.

brazileria

O próprio Zé Rodrix iniciou o projeto do Brazileria, mas não o viu terminado. Em 2009, partiu. De toda a forma, se o que ele idealizou era criar um espaço onde as pessoas pudessem ficar à vontade para ouvir música, mostrar seu som, trocar ideias e cozinhar, a missão foi cumprida e continua permeando o dia a dia da casa. Isso graças ao trabalho da jornalista Julia Rodrix, esposa do Zé, e de seu irmão, o produtor musical Sílvio Viani.

Aberta há dois anos, a casa mantêm o foco em ser espaço de gastronomia, cultura e bom gosto musical. Nas paredes estão expostas inúmeras fotos, discos e prêmios do próprio Zé Rodrix. As apresentações, que acontecem na Sala Zé Rodrix, que comporta 45 pessoas sentadas (com mesas), têm uma pegada intimista. Os shows, espaço para os novos talentos da boa música, são realizados de quarta a sábado.

brazileria sala ze rodrix

Neste sábado, dia 5, vai acontecer o show “Musas e Músicas – A mulher por trás da canção”, em que eu conto – e canto – as histórias das musas inspiradoras das canções da música brasileira que têm um nome de mulher. Sim, eu mesma! Porque além de jornalista, também me arrisco como cantora. Apaixonada por música e por boas investigações, passei uma década desvendando as histórias por trás das canções que têm como título um nome de mulher ou uma expressão que remeta à figura feminina. Assim nasceu ​”​Musas e ​M​úsicas​ –​ a mulher por trás da canção​”​ (editora Tinta Negra), primeiro livro dedicado a investigar os mistérios e as tramas que envolvem as amadas e amantes citadas no cancioneiro nacional.

brazileria rosane queiroz

A ideia do bate-papo/show é levar a um passeio por essas histórias que recheiam o livro, em que vou contando as curiosidades, revelando as musas inspiradoras e intercalando com representações das canções, em uma apresentação acústica, acompanhada do violonista Guilherme Monteiro.

Mais um detalhe saboroso: a gastronomia do Brazileria recebe dos donos o mesmo esmero dedicado ao calendário musical. Todos os ingredientes das receitas são produzidos na casa. Julia Rodrix cuida de cada detalhe, coloca o avental e cozinha com gosto.

Ou seja, um lugar para despertar todos os sentidos.

Vá lá:

Brazileria
5 de agosto, sábado
Às 21h
R. Clélia, 285 - Lapa, São Paulo
Ingresso: R$ 25
Formação: Rosane Queiroz (voz) e Guilherme Monteiro (violão).
www.brazileria.com.br
45 lugares
Reservas pelo e-mail: brazileriabar@gmail.com

 

Tire suas dúvidas

Entre em contato para mais informações sobre este destino