GO UP
Bananal Ecolodge Ubatuba

Bananal Ecolodge Ubatuba – À sombra das bananeiras

Cercado pela Mata Atlântica, o Bananal Ecolodge oferece uma legítima experiência de estadia sustentável e ecogastronomia, a meio caminho entre Rio e São Paulo

Que Ubatuba tem algumas das praias mais bonitas do Brasil todo mundo sabe. Esse trecho do litoral concentra mais de 100 praias, pontuadas por 34 ilhas e ilhotas, além de rios e cachoeiras cercados pela Mata Atlântica. O paraíso dos surfistas e amantes do mar, contudo, vem ganhando um novo conceito de turismo, voltado para a sustentabilidade. Um dos empreendimentos pioneiros na região, nesse sentido, é o Bananal Ecolodge. A meio caminho entre Ubatuba e Paraty, o hotel parece um segredo bem guardado para quem entra da Rodovia Rio-Santos para o sertão de Ubatumirim. São dois quilômetros de terra e pronto. Você chegou ao paraíso.

O lodge, aos pés da Serra do Mar, cercado por um imenso bananal, foi desenhado e concebido dentro das técnicas de bioarquitetura, privilegiando boa ventilação e luz natural. As apenas 10 suítes, com largas varandas, são conectadas aos outros ambientes por passarelas sustentáveis, com muito bambu, bananeiras e árvores floridas no caminho, como pés de urucum e hibiscos multicores. Não por acaso, entre as atividades, o hotel oferece observação de pássaros. As saíras de sete cores e os tiês-sangue são figurinhas fáceis no jardim, colorindo a vida logo no café-da-manhã.

A gastronomia sustentável é um dos pontos altos do Bananal Ecolodge. Os ingredientes são colhidos na agrofloresta do entorno ou vêm de pequenos produtores vizinhos – e ganham versões surpreendentes nas mãos de Joadson Carneiro, o Jô –a partir de um menu elaborado pela chef Camila Taquari, especializada em nutrição ayurvédica. No café-da-manhã, tem sucos sensacionais, como o de goiaba branca, pães caseiros com grãos graúdos e geléias de jaca, de açaí, entre outras delícias que muita gente prova, ali, pela primeira vez.

Bananal Ecolodge Ubatuba

A sauna, o gazebo para massagem, cercado pela mata nativa e um amplo espaço destinado à pratica de yoga e outras atividades corporais têm feito do Bananal Ecolodge um favorito para retiros temáticos. Até a piscina é uma “biopiscina”, pois utiliza sistemas biológicos para tratar a água (nada de cloro). Não por acaso, o lodge integra a seleta coleção da Sul Hotels, selo que reúne alguns dos melhores hotéis da América Latina.

Do surf ao mergulho, várias experiências são oferecidas a partir do hotel, como a visita a comunidades quilombolas e indígenas ou à Cachoeira do Trombador. Não chegamos a fazer oficialmente o “birdwatching”, mas dá para ter uma palinha do show, em uma caminhada de 40 minutos pela mata, entre pés de cacau, até chegar a uma prainha de rio que cerca a propriedade. No verão, o passeio pode ser o “aguapés”, com os pés na água do próprio riozinho.

Bananal Ecolodge Ubatuba

O passeio de SUP pelo rio Puruba, com o pessoal da Kairós, agência que organiza diversas atividades fora do lugar-comum, foi uma das surpresas da estadia. Eu, que mal sabia subir na prancha, remei por mais de uma hora, passando pelo mangue, sentindo o silêncio e a beleza selvagem da vegetação espelhada nas águas do rio. Os guias da Kairós, parceira do Bananal Ecolodge, oferece toda a infra para que o passeio seja seguro e divertido. E o melhor: ao chegar no hotel, depois de lavar a alma na água gelada do rio, você pode cair numa hidromassagem quentinha!

Pensa que acabou? Não. Pense em um jantar inesperado e delicioso. Na entrada, uma saladinha de PANC (Plantas  Alimentícias Não Convencionais), com mimo (flor vermelha que lembra hibisco), azedinha e outras plantinhas que reconheci do caminho pela agrofloresta. Depois de um caldo de mandioquinha com leite de coco, peixe grelhado com legumes orgânicos crocantes, nos deliciamos ainda com uma torta de chocolate feita com o cacau colhido dos pés de cacau que cruzamos pela manhã. Some-se a isso a simpatia do staff e do casal proprietário, Alexandre e Luciana, harmonizando com o calor da paisagem e a natureza que tudo abraça.

Bananal Eco Lodge
Tel.: + 55 12 99600-2145
Endereço: Estrada do Pasto Grande, 2145 - Ubatumirim - Ubatuba - São Paulo 
www.ecobananal.com.br

 

 

Uma caçadora de histórias e maravilhas. Jornalista, escritora, cantora, viajante, cozinheira , aprendiz de dança, sempre em busca da próxima descoberta que desperte os cinco sentidos: o sabor de um novo prato, drink ou vinho (paladar), uma massagem, mergulho ou algo assim relaxante (tato), uma terapia com óleos aromáticos, chás com especiarias ou aquele perfume inédito (olfato), o pôr do sol visto de um rooftop ou as vistas mais incríveis para o mar e as montanhas (visão), e ainda um concerto, show, som ou simplesmente o barulho das ondas, do vento ou dos pássaros (audição). Rosane Queiroz foi editora da revista Marie Claire e da revista de bordo da GOL. Escreve sobre comportamento, gastronomia, sustentabilidade, viagem e lifestyle em publicações como Viagem e Turismo, Vida Simples, Folha de São Paulo, entre outras, além de atuar em produção de conteúdo de texto para livros. É autora de "Musas e Músicas –A mulher por trás da canção" (ed. Tinta Negra), livro reportagem em que conta quem são as musas inspiradoras de canções da MPB com nomes femininos. Na coluna Os Cinco Sentidos, compartilha experiências colhidas em suas andanças e viagens, com os cinco sentidos bem abertos. Mantém o Instagram @oscincosentidos.

Leave a Reply