Home » Azienda Agricola COS e seus vinhos de origem, carácter e alma!

Azienda Agricola COS e seus vinhos de origem, carácter e alma!

Itália | maio 2015 |
azienda_agricola_COS

Todo apaixonado por vinho tem pelo menos uma história para contar de quando descobriu um vinho pelo qual se deixou emocionar. Eu tenho algumas e quero relatar o que aconteceu em Taormina, Sicília.

azienda_agricola_COS

Minha família e eu estávamos de carro, viajando pela Basilicata, região de meus antepassados, Calabria e Sicília. Já em Taormina, uma das mais belas cidades da região, caminhando na companhia de um puro cubano pela Corso Umberto, deparei-me com uma despretensiosa lojinha de vinhos, que chamou a minha atenção. Enquanto olhava os rótulos locais, fui abordado por um senhor que me perguntou se eu conhecia as uvas Insolia e Grecanico. Eu nunca tinha ouvido falar dessas variedades e mal sabia que seria… amor ao “primeiro gole”! O simpático italiano, com ar de deboche, disse: “Arte dos meninos da Azienda COS!” Comprei dois brancos e dois tintos e a surpresa foi ainda maior: muita elegância, respeito ao terroir e equilíbrio nada forçado. Os vinhos eram francos e ponto, simples assim! Quando o enólogo prioriza a variedade da uva, a tradição e o terroir local e não a crítica, mostra dignidade e grande respeito pelo seu ofício, sua missão!

azienda_agricola_COS

Os belíssimos vinhos da Azienda Agricola COS são feitos por três amigos de infância, aí estava a ironia do senhor da loja ao chamá-los de meninos. São vinhos naturais, que respeitam os princípios biodinâmicos de produção. Além disso, desde 2007 os produtores substituíram as barricas de carvalho por 150 ânforas de argila, revivendo uma técnica de vinificação da Grécia antiga. A vinícola tem recebido o reconhecimento mundial com seus vinhos de origem, carácter e alma. De modo particular, recomendo o branco Ramí IGT (50% Insolia e 50% Grecanico) e o belíssimo tinto Cerasuolo di Vittoria (60% Nero D´Avola e 40% Frappato).

azienda_agricola_COS

Quem quiser visitar a vinícola, indico chegar de avião em Catania, alugar um carro, ficar um dia em Taormina e seguir para a vinícola em Vittoria (SP. 3 Acate-Chiaramonte Km.14, nº300). Vale a pena passar pelo menos uma noite em Agrigento, no Hotel Villa Athena (Via Passeggiata archeologica, 33), visitar o parque arqueológico, e devolver o carro em Palermo, de onde é possível seguir para qualquer grande aeroporto da Europa.

Salutti!

Viva l’Italia!

Azienda Agricola COS 
End: SP. 3 Acate-Chiaramonte Km.14, nº300, 97019 Vittoria (RG)
Tel: : +39 (0) 932 876145
Hotel Villa Athena 
End: Via Passeggiata archeologica, 33, 92100 Agrigento – Sicilia
Tel: +39 0922. 596288

Entre em Contato

Ligue para +55 11 3287 6886 ou deixe sua mensagem