Home » Avignonesi, o melhor Vin Santo da Toscana

Avignonesi, o melhor Vin Santo da Toscana

Itália | agosto 2017 |
Avignonesi

Uma vinícola para visitar e provar vinhos biodinâmicos toscanos

Os olhos mal alcançam a paisagem dos vinhedos de Avignonesi. São 182 hectares distribuídos em duas regiões: Montepulciano e Cortona. Nessa extensão de terras abençoada pelo terroir toscano, a vinícola produz diversos rótulos, entre eles o 50×50, o mais nobre entre todos, isso sem contar com os célebres vinhos doces: Vin Santo de Montepulciano e o desejado Occhio di Pernice Vin Santo.

A maneira de produzir esses vinhos, ali, é diferente: antes, espera-se que a uvas sequem, virando praticamente uva passa. Dessa maneira o açúcar vem de um processo natural e não é necessário adicionar mais nada. O tratamento de pragas é feito pelo sistema biodinâmico, que evita o uso de pesticidas e tóxicos nos vinhedos e leva em conta até mesmo as fases da lua para agendar a colheita.

Outro segredo dos bons vinhos doces da Avignonesi está nos anos de conservação em “barrique”. Ambos envelhecem durante 10 anos. O que os diferencia são as uvas. O Vin Santo de Montepulciano é feito com malvasia e trebbiano toscano e o Occhio di Pernice com sangiovese. Bom mesmo é degustar um por um e tentar desvendar as nuances de cada combinação. Tin-tin!

Tire suas dúvidas

Entre em contato para mais informações sobre este destino