GO UP
Bourdeaux

As belezas de Bourdeaux – Sudoeste francês

Patrimônio Universal da Unesco desde 2007, a região de Bourdeaux reúne, além de algumas das vinícolas mais prestigiadas do planeta, uma capital com arquitetura única e um centro reservado para pedestres

Vale reservar ao menos três dias de viagem para conhecer esta deliciosa cidade as margens do rio Garonne: Bourdeaux, ou a “nova Bourdeaux“. Depois de se tornar Patrimônio Universal da Unesco, em 2007, a cidade foi totalmente revitalizada pelo ex-primeiro ministro Alain Juppé. Os edifícios neoclássicos de no máximo quatro andares muito bem conservados lembram Paris. A diferença é que boa parte do centro da cidade é reservada para pedestres e para o transporte público, com lindos e novos bondes elétricos que te liga a qualquer parte da cidade.
O centro é pequeno e você pode escolher conhecer a cidade de bicicleta. Basta seu cartão de credito para alugar uma bike em diversos pontos da cidade. O ponto turístico mais famoso de Bourdeaux é a fonte da Place de La Bourse, com um espelho d’água que no verão se transforma em piscina pública e serve para a criançada se divertir e amenizar o calor dos adultos.
Outro lugar famoso na cidade é a Igreja San Michel –um monumento arquitetônico imperdível. O Quartier Saint- Pierre, famoso pela quantidade de antiquários, é um bairro interessante para se visitar de dia ou de noite, cheio de barzinhos, “petit bistrot “ e lojas descoladas. É famoso pela quantidade de  antiquários. Mas a grande atração de Bordeaux, é claro, são os vinhos produzidos nesta região, com seus vinhedos abertos a visitação (recomenda-se reservar), como Château Latour, Château Margaux e Château Mouton Rothschild. A região é lotada de vinícolas menos famosas, mas que também valem a pena ser visitadas.

Entre os melhores hotéis, o cinco estrelas Intercontinental, situado em frente ao Grand Théâtre,  é uma jóia no Centro Histórico de Bourdeaux. Os quartos móveis do século XIX e banheiro elegante todo de mármore. O café da manhã servido no quarto é um diferencial, que depende da escolha do hóspede. Os dois restaurantes do hotel, o Le Bourdeaux e o Le Pressoir d’Argent, aliás, são atrações à parte, pois levam a assinatura do chef celebridade Gordon Ramsay.

Antes de fazer sua refeição no Le Bordeaux, você pode aproveitar para contemplar a vista da cidade, a partir do bar na cobertura. A decoração do Le Bourdeaux tem de Belle Époque, com uma paleta de cores inspirada no vidro verde musgo das garrafas de vinho, no tom dourado dos vinhos brancos e a cor aveludada dos tintos de Bordeaux. O casamento entre o o design e a paixão de Gordon Ramsay pelos produtos do sudoeste da França dá um novo fôlego à brasserie que se tornou o local perfeito para as especialidades francesa e britânica. Entre os favoritos no cardápio estão o Beef Wellington, a  Salada Caesar ou o famoso Fish & Chips.

Já o principal restaurante do hotel, o Le Pressoir d’Argent, com duas estrelas no Michelin, evoca o lado inovador do chef, em clima mais formal, com uma carta de vinhos que celebra os melhores rótulos de Bourdeaux.

Outro grande hotel é o Best Western Premier Bayonne Etche-Ona, localizado no Triângulo Dourado de Bordeaux. O nome se refere a duas casas do século XVIII, a Bayonne e a Etche-Ona. A primeira apresenta um ambiente Art Déco dos anos 20 e a segunda tem decoração inspirada em lembranças de viagem. Os ambientes são elegantes e coloridos, e o café da manhã também pode ser no quarto. O hotel fica a apenas 500 metros do rio Garonne, que convida a caminhadas deliciosas.

Arquiteta e desde sempre “globe-trotter”. Tem rodinhas nos pés e paixão por descobrir novas culturas, culinárias, arquitetura e países. Ensinou as filhas que viajar é uma arte, e que as vezes vale a pena perder alguns dias de aula e conhecer um lugar diferente.

Leave a Reply