Home » Areia que Canta – Um lugar mágico em Brotas

Areia que Canta – Um lugar mágico em Brotas

Brasil | setembro 2019 |
areia-que-canta

O nome soa como música e o lugar é mágico: uma piscina natural em tons de esmeralda e turquesa, escondidinha no meio da mata. A nascente é uma das atrações da Fazenda Areia que Canta, em Brotas, pertinho de São Paulo, que também abriga uma pousada e um restaurante delicioso

A água brota por todos os lados em Brotas. A a cidade do interior de São Paulo tem uma coleção de cachoeiras de todos os tamanhos –para todos os gostos. Tanto que é conhecida como a “capital da aventura”, por oferecer uma infraestrutura incrível para esportes radicais como rafting e canoagem. Mas não só. Em meio ao mar de atrações, existem diversas fazendas e roteiros rurais, que reúnem história, gastronomia e natureza. Uma atração, em especial, me encantou: a nascente Areia que Canta.

O nome soa como música e o lugar é mágico, uma piscina natural em tons de esmeralda e turquesa, escondidinha no meio da mata fechada. A nascente é um afloramento do Aquífero Guarani, a maior reserva de água do planeta, que faz brotar ali cerca de 60 mil litros de água/hora, formando essa pequena piscina com fundo de areia de quartzo. 

Banho de cristal

Sim, a areia branca e fininha é 100% quartzo.  Daí vem a história do nome do lugar. Quando friccionada nas mãos, a areia “canta” –na verdade, faz um barulhinho característico, que lembra o som de cuíca. 

Mergulhar nessa nascente é como tomar um banho de cristal. A transparência da água, o murmúrio da mata, tudo leva a uma experiência sensorial, a um estado de quietude e relaxamento. 

Pousada histórica

A nascente é uma das atrações da Fazenda Areia que Canta, uma propriedade histórica, de família de italianos, com com mais de 100 mil metros quadrados de árvores, flores, pássaros, trilhas e nascentes. Além disso, o lugar abriga também uma pousada de 50 quartos, com vista para o verde, e um restaurante que oferece um generoso buffet de comida de fazenda. 

Entretanto, para quem não está hospedado na pousada, o programa pode ser almoçar no restaurante, passear pelas trilhas e cachoeiras e fechar o dia com o mergulho mágico.

Siga @oscincosentidos

Entre em Contato

Ligue para +55 11 3287 6886 ou deixe sua mensagem